→ Como Tocar Violão? (Dicas Para Iniciantes)

Tocar um instrumento musical traz várias vantagens: melhora a coordenação motora, aprimora os sentidos, ajuda com a memória e até a se organizar. E como tocar violão é também divertido e agradável, é um ótimo passatempo e pode até mesmo trazer mais pessoas para perto de você.

Muitos benefícios, não é mesmo? Mas como começar?

Se você tem interesse em saber como tocar violão, não se preocupe. Preparamos um artigo com tudo o que você precisa saber para começar a tocar e fazer sua própria música. Mesmo que você não saiba nada de música, pode ter certeza: com treino e dedicação, qualquer um pode tocar violão!

O violão

Para começar, obviamente, você precisa de um violão. Mas são tantas as opções que um iniciante pode acabar cheio de dúvidas: que tipo de corda escolher? Violão acústico ou eletroacústico? É melhor comprar um violão novo? E quanto ao tamanho? Continue lendo e descubra as respostas!

Cordas de aço ou de Nylon?

O material das cordas influencia diretamente no som. Apesar de ser possível tocar qualquer tipo de música com qualquer uma das cordas, algumas são mais utilizadas em gêneros específicos. Por exemplo, para cordas de nylon, os estilos preferidos são:

  • MPB;
  • Bossa Nova;
  • Samba;
  • Música clássica, no geral.

As cordas de aço têm um som mais estridente, e são mais utilizadas em ritmos como:

  • Rock;
  • Pop;
  • Sertanejo;

Além disso, cada material tem um contato diferente com os dedos. É muito comum que quem está começando escolha um violão com cordas de nylon, por serem mais confortáveis e machucarem menos as pontas dos dedos no início do aprendizado.

Violão acústico ou eletroacústico?

Violões acústicos não têm nenhum sistema captador de som. Isso quer dizer que não é possível conectá-lo a um amplificador, e que a única forma de amplificar o som é através do ambiente ou de um eventual microfone.

Já os violões eletroacústicos podem ser ligados a amplificadores elétricos e mesas de som. Além disso, algumas outras ferramentas podem estar disponíveis, como afinadores embutidos.

Como tocar violão é algo que se pode fazer em vários lugares diferentes, leve isso em conta na hora da compra. Se você quer tocar para si mesmo ou em grupos pequenos, não há problema em comprar um violão acústico. Agora, se a sua intenção é tocar em uma banda, em barzinhos ou na igreja, então o violão eletroacústico é o mais indicado.

Orientação e tamanho

Assim como existem destros e canhotos, existem também violões orientados especificamente para cada um. Se você é canhoto, não há problema em comprar um violão para canhotos, mas tenha cuidado: a grande maioria dos modelos aparece na orientação para destros, por isso pode ser complicado encontrar um modelo que você goste.

Por esse motivo, há canhotos que preferem aprender a tocar como um destro. Pode ser mais difícil no começo, mas não demora muito para se acostumar à posição. Assim, é praticamente garantido que o modelo que você gosta estará disponível.

Além da orientação, o modelo indicado de violão depende da estatura de quem vai tocá-lo. Certos modelos podem ser grandes demais para certas pessoas, causando desconforto e uma experiência ruim. Por isso, na hora de comprar, verifique o quão confortável você se sente na posição de tocar.

Afinação do violão

Uma parte vital de um instrumento é a afinação. Afinal, do que adianta tocar uma música se o som sair desafinado?

As notas

Na afinação padrão, as 6 cordas do violão, de cima para baixo, correspondem às seguintes notas:

  • Mi mais grave, representada pela letra E;
  • , representada pela letra A;
  • , representada pela letra D;
  • Sol, representada pela letra G;
  • Si, representada pela letra B;
  • Mi mais aguda, também representada pela letra E.

Atenção: as notas acima estão na ordem em que aparecem no violão. No entanto, quando se vai contar as cordas, se começa pela última, ou seja, a Mi mais aguda é a 1ª corda, Si é a 2º e assim por diante.

A afinação

Existe mais de um modo de afinar seu violão. Músicos muito experientes conseguem fazer isso “de ouvido”, mas não se preocupe se não for o seu caso: identificar notas requer bastante prática.

Você pode, então, utilizar um aplicativo de afinação. Existem vários aplicativos gratuitos que podem ser baixados no seu celular, inclusive com captação de som. Eles podem até te avisar se você deve apertar a corda (deixar o som mais agudo) ou soltá-la (deixar mais grave).

Se você não tem celular ou não gostaria de utilizá-lo, existem afinadores eletrônicos disponíveis em lojas de música. Eles, aliás, podem ser mais precisos que os aplicativos de celular.

Um cuidado que se deve tomar é o de saber qual sentido de rotação da cavilha deixa a corda mais solta ou apertada. A corda vai quebrar se você apertar demais, e isso nunca é legal. Caso o afinador te peça para apertar uma corda que já está muito apertada, afrouxe-a e tente novamente.

Como tocar violão

A não ser que você seja um gênio da música, é difícil aprender por si só como tocar violão. Por isso, não importa a forma escolhida de estudo, você precisará de alguma instrução. Veja a seguir algumas boas opções para aprender a tocar violão sozinho ou com ajuda:

Aulas particulares

Um dos métodos mais tradicionais para aprender como tocar violão é um professor particular. A experiência deles pode ser muito útil quando você se deparar com algum problema, ou na hora de conseguir dicas.

Além disso, numa aula presencial, você ouve o som como ele realmente deve é. Numa transmissão online, por exemplo, por mais que a qualidade seja muito boa, o som nunca sairá exatamente como é “de verdade”.

Apostilas

Existe uma boa quantidade de apostilas que ensinam como tocar violão, sejam físicas ou virtuais. Elas podem ser utilizadas tanto por quem quer aprender completamente sozinho como por quem quer complementar o estudo com um pouco mais de teoria.

Cursos online

Apesar de não ser tão comum encontrar cursos completos gratuitos, há bastante material para iniciantes. Uma vantagem interessante dos cursos pela internet é que você pode se conectar a outras pessoas que estão aprendendo e compartilhar experiências.

Dicas para ficar craque

Não fique dependente da visão

No começo, é difícil não ficar dependente da visão para acertar as cordas e notas. No entanto, assim que possível, comece a tentar acertar apenas utilizando a memória e os ouvidos. Isso vai te deixar muito mais flexível na hora de tocar músicas e ritmos diferentes.

Treine sempre

O treino é o melhor amigo de qualquer um que esteja aprendendo algo novo. Apenas treinando você poderá descobrir suas facilidades e dificuldades, e assim ajustar o que for necessário para melhorar.

Tenha disciplina

É importante ter uma rotina de estudos para manter seu ritmo de aprendizado. Mesmo se você não puder treinar todos os dias, é essencial que exista uma constância. Procure ter um tempo mínimo de estudo para quando for treinar, mesmo que não seja muito grande

Seja persistente

O violão é um dos instrumentos mais fáceis de se tocar, mas não quer dizer que você vai aprender tudo num passe de mágica. Mesmo se você achar que não está evoluindo, continue treinando. Você pode até gravar um vídeo periodicamente para acompanhar seu desenvolvimento. Prepare-se para se surpreender!

Esperamos que com este artigo você tenha entendido o básico sobre como tocar violão. É impossível ensinar tudo em um artigo só, mas, com essas dicas, você já sabe por onde começar.

Aprender leva tempo, mas tenha certeza de que, se você se dedicar, logo estará tocando suas músicas preferidas!

→ Como Tocar Violão? (Dicas Para Iniciantes)
5 (100%) 13 votes